Vazio Sanitário do Algodão no Ceará começa nesta quinta-feira (15)
15 de outubro de 2025 - 10:09 #algodão #bicudo #vaziosanitario
Atenção produtores de algodão no Ceará, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) informa que a partir desta quarta-feira (15/10) inicia o o período do Vazio Sanitário do Algodão. O Vazio Sanitário se estenderá até o dia 31 de dezembro de 2025.
Durante esses dois meses e meio, fica proibido o plantio, a manutenção e a permanência de plantas vivas de algodoeiro em campo, em qualquer fase de desenvolvimento, em todo o território cearense. O objetivo é reduzir a sobrevivência do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis ), principal praga que afeta a cultura do algodão no Brasil.
“O Vazio Sanitário é uma das medidas mais eficazes para o manejo integrado do bicudo, permitindo a redução da população da praga entre uma safra e outra e contribuindo para o fortalecimento da cotonicultura cearense”, explica a diretora de Sanidade Vegetal da Adagri, Neiliane Sombra.
A Adagri orienta que os produtores eliminem todas as plantas voluntárias de algodão existentes nas áreas de cultivo e em seus arredores, além de não realizarem o replantio durante o período estabelecido. O descumprimento da medida constitui infração sanitária e está sujeito às penalidades previstas na legislação vigente.
Para mais informações, os produtores podem procurar os Núcleos Locais da Adagri mais próximo ou acessar o site oficial: www.adagri.ce.gov.br