2ª edição do Seminário Regional de Defesa Agropecuária contou com 10 encontros e mais de 550 participantes

4 de novembro de 2025 - 21:33 # # # #

Com o objetivo de reunir os servidores da Adagri e todos os entes envolvidos com a Defesa Agropecuária para discutirem ações que garantam a qualidade dos produtos de origem animal e vegetal produzidos no Estado, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) realizou a 2ª edição do Seminário Regional de Defesa Agropecuária. Ao todo foram mais de 550 participantes reunidos em 10 encontros.

Nesta segunda edição foram contempladas as regionais da Adagri que não tinham sediado os Seminários no primeiro momento. A primeira regional a sediar o encontro foi a Metropolitana Fortaleza. O evento aconteceu setembro de 2024, na Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, e reuniu servidores da Adagri produtores, profissionais, empresas e estudantes ligados ao setor.

Os nove encontros seguintes foram sediados pelas regionais do Maciço de Baturité, no município de Baturité; Sertão de Sobral (Sobral); Litoral Norte (Granja); Vale do Jaguaribe (Limoeiro do Norte); Litoral Oeste (Itapipoca), Cariri (Crato); Sertão de Crateús (Nova Russas); Sertão de Canindé (Canindé) e Sertão Central (Quixadá).

Todos os eventos contaram com uma rica programação de palestras presididas por diretores, gerentes e servidores da Agência. Entre os assuntos abordados se destacaram o controle do trânsito, de fiscalização em eventos agropecuários, fiscalização nas propriedades e estabelecimentos agropecuários educação sanitária, certificação zoofitossanitária, capacitação de seus quadros técnicos, cadastramento e atualização do cadastro das propriedades com vegetais e animais.

“Os Seminários tiveram uma relevância em informar os entes envolvidos com a defesa agropecuária e o agronegócio, atualizar as cadeias produtivas das responsabilidades na produção de alimentos e criação de animais além da troca de experiências”, destaca o presidente da Adagri, Elmo Aguiar.

Alguns Seminários foram sucedidos de um treinamento para os servidores da Agência, que aconteceram nas cidades de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Limoeiro e Crato. “O conhecimento das obrigações sanitárias dos atores das cadeias produtivas e de consumo pode e deve ser quantificado de forma acurada, e são fundamentais para subsidiar o desenvolvimento dos setores do agronegócio”, completa o presidente.

Os Seminários foram realizados pela Adagri, por meio do contrato de gestão firmado entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e Instituto Centec para manter as ações de defesa agropecuária relacionadas a Área Livre de Pragas (ALP). 

Os encontros também tiverem apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e das prefeituras de Baturité, Sobral, Granja, Limoeiro do Norte), Itapipoca, Crato, Nova Russas, Canindé e Quixadá.