Adagri apresenta ALP ao mercado internacional durante a Fruit Logistica 2026
4 de fevereiro de 2026 - 13:26 #FruitLogistica #FruitLogistica2026 #Fruticultura

A partir desta quarta-feira (04) até a próxima sexta-feira (06) o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e suas vinculadas – a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e o Porto do Pecém -, participam da maior feira internacional de frutas e verduras frescas, a Fruit Logistica 2026, que acontece em Berlim, na Alemanha.
O Governo do Ceará montou um stand no local, onde estão sendo divulgadas as potencialidades econômicas do Ceará demostrando que o Estado está apto a promover oportunidades de investimento do setor do agronegócio, com foco na fruticultura.
A Adagri, representada pelo presidente Elmo Aguiar, apresentará nestes três dias a Área Livre de Pragas (ALP) – Anastrepha grandis -, ao mercado. A ALP é reconhecida internacionalmente e a única da América Latina capaz de exportar cucurbitáceas para diversos países.
Em janeiro deste ano, a ALP passou por uma ampliação com a inclusão do distrito de Curupira, pertencente ao município de Ocara, consolidando ainda mais a credibilidade fitossanitária do Ceará no cenário nacional e internacional. O reconhecimento oficial foi concedido por meio da Portaria SDA/MAPA nº 1.511, de 07 de janeiro de 2026, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

“O objetivo é encerrar esses três dias apresentando a nossa ALP e trocar experiências com empresários, governos, enfim, estabelecer contato com toda a cadeia que envolve a produção e comercialização da fruticultura nacional e internacional”, ressalta o presidente.
Sobre a Fruit Logistica
A Fruit Logistica acontece no Berlin ExpoCenter City, entre os dias 4 a 6 de fevereiro de 2026, e deve reunir cerca de 2.600 expositores de 90 países e profissionais de 150 nações apresentando o comércio de frutas e vegetais, com foco em inovações, cadeias de suprimentos e sustentabilidade. Esse ano o destaque da Feira são as cadeias de suprimentos impulsionadas por IA e novas tecnologias de cultivo.