Adagri organiza comitês municipais de sanidades agropecuária

8 de dezembro de 2008 - 11:25

O Ceará já conta com 23 Comitês Municipais de Sanidade Agropecuária (Comusa), que é uma das exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a melhor classificação sanitária do Ceará quanto à Febre Aftosa. O trabalho está sendo realizado pelos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) através de orientações e apoio para a formação dos comitês nos municípios.

Os Comusas têm como finalidade a discussão de políticas de sanidade agropecuária, colaborando com a Adagri na manutenção e melhoria da sanidade animal e vegetal dos produtos cearenses. Também serão instrumentos de notificação de ocorrências em cada município. Instituições públicas e privadas e representantes da sociedade civil indicados pela comunidade compõem o comitê, em especial as instituições representativas dos produtores rurais e secretarias municipais de educação, saúde e agricultura. Os representantes possuem mandato de 2 anos, podendo ser reconduzidos uma vez. Nos Comusas já criados participaram representantes de setores ligados à agricultura (Ematerce, Secretarias Municipais) ao lado de participantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Associações de Produtores/Criadores e Universidades, além de representantes do Poder Legislativo e Ministério Público.

Para o presidente da Adagri, Edilson de Castro, os Comitês representam um importante meio de co-participação e co-responsabilidade da comunidade na defesa agropecuária permitindo a fiscalização conjunta com a Adagri e a denúncia de irregularidades em todas as localidades. “O Comusa é imprescindível para a sanidade animal e vegetal do Estado”. Segundo ele, os municípios têm se empenhado e colaborado ativamente na implantação dos Comitês.

Os Comusas estão presentes nas cidades de Canindé, Caridade, Itatira, Iguatu, Crato, Itapipoca, Jaguaribara, Pedra Branca, Sobral, Aracati, Aracoiaba, Maranguape, Campos Sales, Pacajus, Limoeiro do Norte, Ipaumirim, Marco, Banabuiu, Tauá, Tianguá, Brejo Santo, Baturité e Ararendá.