Auditores do mapa chegam ao Ceará

10 de dezembro de 2008 - 03:00

Os Auditores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-(Mapa), Ronaldo Teixeira e Donizeti Mesquita, desembarcaram na tarde de ontem (8/12) no Ceará para avaliar as ações de defesa animal e verificar a estrutura da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, em relação ao cumprimento dos requisitos do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). Eles se reuniram com a diretoria e técnicos da Agência para conhecer o seu funcionamento . De terça a sexta-feira os auditores se deslocarão pelo interior do Estado conhecendo as Unidades Locais e os Postos de Vigilância Zoofitossanitárias da Agência .

A auditoria analisa o atendimento de requisitos necessários à mudança do status sanitário do Estado, uma vez que o Ceará ainda está classificado como “risco desconhecido” com relação à Febre Aftosa . “Estamos trabalhando para tornar o Ceará livre com vacinação até o final de 2010”, disse o presidente da Adagri, Francisco Edilson de Castro. .

Dentre as medidas adotadas está o fortalecimento das Unidades Locais e Postos de Vigilância, com a aquisição de 37 veículos, 21 motos, computadores, móveis e equipamentos técnicos, além da conclusão do Cadastro Agropecuário, com a migração dos dados para o Sistema de Defesa Agropecuária– SIDAGRO, a criação de Comitês Municipais de Sanidade Agropecuária-COMUSAS, a criação do Fundo de Defesa Agropecuária –FUNDEAGRO, a capacitação dos técnicos da Adagri, a realização de ações de educação sanitária e o iminente lançamento do edital do concurso público para fiscais e agentes estaduais agropecuários, que deverá ser publicado até o final do mês.

 

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação
Fone: 3101-2457