Adagri participa de audiência pública sobre agrotóxicos em Mauriti
16 de dezembro de 2008 - 03:00
Os Analistas de Risco Agropecuário da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI lotados nas Unidades de Crato e Brejo Santo, Engºs Agrºs José de Oliveira Santos e Marcos Antônio Barboza participaram no último dia 10 de dezembro de Audiência Pública para discussão do problema de destinação inadequada de embalagens vazias de agrotóxicos no Cariri oriental. A iniciativa foi do Promotor de Justiça Ytalo Frota Loureiro, o qual coordenou os trabalhos, juntamente com a Drª Sheila Cavalcante Pitombeira, Procuradora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção à Ecologia, Meio Ambiente, Paisagismo, Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural.
A ADAGRI, SEMACE e INPEV proferiram palestra acerca da problemática relativa à destinação de embalagens vazias e a competência de cada instituição envolvida. A audiência foi transmitida ao vivo, pela Rádio União FM e contou com boa presença de público. As saudações iniciais foram feitas pelo Presidente da Câmara de Vereadores. Também estavam presentes o Prefeito Municipal de Mauriti, sr. Isaac Gomes da Silva, vários vereadores, representantes das revendas e a URCA. O Inpev foi representado pela Dra. Ana Telma Maia – Coordenadora Regional. Como resultado da audiência, foi solicitado ao INPEV e Prefeitura Municipal a listagem dos comerciantes de agrotóxicos nas cidades de Mauriti, Milagres, Brejo Santo, Jati, Penaforte, Porteiras, Barro, Aurora, Missão Velha, Abaiara e agendada uma nova reunião para o final do mês de janeiro de 2009.
A ADAGRI apresentou o Projeto de educação sanitária que desenvolve em 20 municípios. Segundo seu Presidente, Edilson de Castro, a Agência se coloca à disposição como parceira na busca de solução do problema que atinge o meio ambiente e a saúde da população.