Adagri realiza ações de erradicação da brucelose e tuberculose no estado do Ceará

20 de janeiro de 2009 - 03:00

A ADAGRI, sob a coordenação do Gerente de Emergências Médico Veterinário Cícero Emerson e com a participação das Analistas de Risco Agropecuário da Unidade Local de Maranguape, Médica Veterinária Silvia Liane Costa Lima de Oliveira e Engenheira de Alimentos Patrícia Campos Mesquita, está realizando ações de erradicação da brucelose e da tuberculose no estado do Ceará. Somente este ano já foram sacrificados 35 bovinos positivos para esta enfermidade, conforme a IN /MAPA nº06 de 08 de janeiro de 2004 –PNCEBT- Programa nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose e de acordo com instruções da Superintendência Federal da Agricultura.

 

 

A brucelose é uma zoonose de distribuição mundial, constituindo-se sério problema de saúde pública. A doença pode ser transmitida ao homem pelo contato direto com o animal doente, ou por ingestão de carne, leite e derivados não pasteurizados, provenientes de animais infectados. Tal fato permite considerá-la como relevante enfermidade social, ou seja, afeta especialmente determinados segmentos da população, considerados de “alto risco” por razões ocupacionais, causando grandes perdas econômicas e diminuindo a capacidade operativa dos humanos infectados . Os animais domésticos mais afetados pela doença são os bovinos, suínos e caprinos. È considerada pela Saúde Pública como doença ocupacional estando mais expostos os profissionais que trabalham com animais (médicos veterinários, ordenhadores e magarefes).

 

Segundo o Presidente da Adagri, Edilson de Castro, ao mesmo tempo que os técnicos realizam o trabalho de fiscalização, orientam os pecuaristas sobre os cuidados com os animais e os perigos decorrentes da comercialização de carne, leite e derivados contaminados.

 

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação de Risco da Adagri