Adagri recebe estagiários da escola agrotécnica federal do Crato

20 de janeiro de 2009 - 03:00

A Unidade Local da Adagri no município do Crato está recebendo durante o mês de Janeiro e parte fevereiro 03 (três) alunos da Escola Agrotécnica Federal do Crato. As ações desenvolvidas pelos estagiários, sob a coordenação do Analista de Risco Agropecuário, Engenheiro Agrônomo José de Oliveira Santos (Pety) até o momento foram:

 

1) Identificação de um foco da praga da cochonilha do carmim, no município de Barbalha, na localidade da Betânia, na divisa com o Estado do Pernambuco;

 

2) Inspeção fitossanitária em plantações de abacaxi no município de Santana do Cariri;

 

3) Inspeção fitossanitária na cultura da goiabeira, maracujazeiro e bananeiras, no assentamento de produtores rurais no sitio Jenipapo, no município do Crato.

 

 

 

Neste empreendimento associativo produtivo, nas plantações de goiabeiras foram encontradas plantas com evidencias de ataques de nematóide causador da meloidoginose e plantas de maracujá com sintomas característicos de fusariose, doença causada por ataque de fungos, ambas fatais para as culturas mencionadas. Na área explorada com goiabeiras e na de maracujazeiro, nas plantas suspeitas, foram coletados tecidos vegetais doentes e amostras de solo na cova das mesmas, que foram enviados para um laboratório de fitopatologia para identificar o agente etiológico das doenças. Ainda durante este período de estágio serão desenvolvidas inspeções nas culturas da banana e goiaba no assentamento dos produtores rurais do sitio Estrela, no município de Barbalha. Serão fiscalizados, do ponto de vista fitossanitário, os empreendimentos empresariais de produção de banana no sitio Barreiras em Missão Velha e sitio da Serra em Barbalha, e a produção de flores e plantas ornamentais no município de Jardim. Estas fiscalizações, também objetivam observar a adequação a legislação brasileira de trânsitos de vegetais.

 

 

Os formandos em agropecuária estão motivados e entusiasmados com a oportunidade do estágio na área de defesa vegetal e deram as seguintes declarações. Estagiaria Amanda Ferreira, “ O estagio esta sendo muito proveitoso na medida que vem nos proporcionando um aprendizado prático no que diz respeito à legislação de defesa fitossanitária e identificação de pragas e doenças a nível de campo”. Estagiária Wislaiane Guilherme, “ Está sendo muito proveitoso pelos conhecimentos práticos adquiridos aqui na nossa região”. Estagiario Kaio Cesar do Nascimento, “ Estamos bastante gratos pela oportunidade que ADAGRI nos tem proporcionado como instituição e pelos conhecimentos práticos transmitidos pela sua equipe técnica”.

 

Os técnicos da ADAGRI em Crato também informam que o recebimento dos estagiários tem sido uma forma de socializar com esses jovens as nossas ações como instituição e os nossos conhecimentos acumulados como profissionais de ciências agrárias.

 

Segundo Edilson de Castro, Presidente da Adagri, a ADAGRI também está recebendo estagiários em outras Unidades como por exemplo, a Unidade Local de Campos Sales.

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação de Risco da Adagri