A importância da Defesa Agropecuária

28 de janeiro de 2009 - 03:00

 

 

A globalização e a complexidade dos mercados mundiais exigem cada vez mais prioridade no controle zoofitossanitário dos produtos internos e rigorosa inspeção dos importados, visando quebrar barreiras econômicas e especialmente garantir a segurança alimentar da população brasileira e em particular dos cearenses.

 

Defender a importância da Defesa Agropecuária para o agronegócio ou a agricultura familiar é obrigação das instituições públicas e privadas, dos políticos e da sociedade. Esse destaque deve ser continuadamente cobrado pela sociedade obrigando o Estado a aprimorar seus métodos de controle e rastreamento de processos que permitam garantir a saúde das populações, a manutenção e ampliação do comercio de nossos produtos.

 

O Brasil está constantemente sob ameaça da introdução de pragas exóticas, além do agravamento das pragas de vegetais já existentes. O País tem o maior rebanho comercial do mundo o que exige um controle sanitário efetivo dessa população em seu território que é de dimensões continentais.
O Estado do Ceará, cuja pauta de exportações se baseia principalmente em produtos agropecuários, precisa dar atenção especial a esse tema, visando evitar problemas na exportação de seus produtos.

 

A existência de um Cadastro Agropecuário atualizado, com o controle da Emissão de GTA – Guia de Trânsito Animal, a eficiência no controle do trânsito de animais, vegetais e seus subprodutos, a importância de orientar o produtor rural e a sociedade através da Educação Sanitária, a aplicação de sanções, quando necessário, a implantação, manutenção e expansão de áreas livres de pragas e doenças, tais como mosca das frutas, sigatoka negra e em breve da Febre aftosa, além do controle de pragas e doenças como brucelose, tuberculose e raiva dos herbívoros, além de viroses do mamoeiro, cochonilha-do-carmim, entre outros, são assuntos da rotina da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, autarquia especial criada para ser Autoridade em Defesa Agropecuária neste Estado.
A Adagri conta com 20 Unidades locais descentralizadas por todo Estado, 11 Postos de Vigilância Zoofitossanitária (barreiras) fixas e 04 móveis, contando ainda com 09 Postos de Classificação Vegetal.

 

Durante esses dois anos , o Governo Cid Gomes investiu significativamente no fortalecimento da Agência, equipando-a com veículos, motos, computadores, material permanente e meios de comunicação. Foram criadas as carreiras de Fiscal Estadual Agropecuário e Agente Estadual Agropecuário, estando em andamento o concurso público para preenchimento de 76 vagas.

 

Por todos os motivos elencados, a Adagri, que conta em seus quadros com técnicos com excelente formação na área, além de assessores experientes, está confiante de que 2009 será um ano excepcional.

 

Francisco Edilson de Castro
Conselheiro Presidente da Adagri