Captura de morcegos hematófagos no município de Pedra Branca

4 de fevereiro de 2009 - 03:00

No período de outubro a dezembro de 2008 o município de Pedra Branca apresentou 03 casos de raiva bovina confirmado laboratorialmente, pelo exame do encéfalo dos animais. Com a finalidade de evitar o aparecimento de novos casos, no período de 26 a 30 de janeiro de 2009 foi realizado trabalho de captura de morcegos hematófagos da espécie Desmodus rotundus em áreas de foco de Raiva em Herbívoros naquele município.

Os Médicos Veterinários, César Gonçalves (UL Pedra Branca), Iarle Feitosa (UL Tauá) , o técnico agrícola Francisco Veríssimo(UL Pedra Branca) e o estagiário de veterinária na sede José Erisvaldo realizaram capturas de morcegos hematófagos em casas abandonadas, bueiros e furnas. Os animais capturados foram tratados com pasta vampiricida cujo seu uso foi recomendado para os herbívoros agredidos.

Todos os abrigos foram cadastrados através de georreferenciamento para monitoramento populacional das colônias. A Adagri vem sistematicamente realizando trabalho de monitoramento e captura de morcegos hematófagos, visando controlar ou minimizar os casos de Raiva em herbívoros, dentro das ações preconizadas pelo MAPA através do PNCRH – Programa nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros.

Ações já foram realizadas pela Adagri nos municípios de Ubajara, Viçosa, Antonina do Norte, Assaré, Quixeramobim, Pedra Branca e Tauá. O Presidente da Adagri, Edilson de Castro, alerta os produtores e Secretários de Agricultura Municipais para que informem tanto suspeitas de casos de Raiva , como presença de animais agredidos ou existência de abrigos de morcegos, às Unidades Locais cujo endereço se encontra neste site ou ainda para o e-mail davidcaldas@adagri.ce.gov.br ou ainda pelo fone (85) 3101.2500.

Liliane Nogueira Melo Lima
Gerente de Comunicação – Adagri