Adagri recebe visita de técnica da Embrapa

6 de março de 2009 - 03:00

Em reunião na ADAGRI, no dia 05 de março, a Engenheira de alimentos da EMBRAPA/CNPAT, Socorro Bastos , apresentou o projeto “Valorização do queijo coalho produzido na região Nordeste por meio de indicação geográfica”. Esclareceu a Engenharia de Alimentos que nos mercados nacional e internacional, muitos produtos são caracterizados não apenas pela marca que ostentam, mas também pela indicação da sua verdadeira origem geográfica. Essa indicação lhes atribui certa reputação, valor intrínseco e identidade própria que os distinguem dos demais produtos de igual natureza disponíveis no mercado. No transcurso da história o termo “indicação geográfica” foi se firmando quando produtores, comerciantes e consumidores começaram a identificar que alguns produtos de determinados lugares apresentavam qualidades particulares, atribuíveis à sua origem geográfica, e começaram a denominá-los com o nome geográfico que indicava sua procedência.
Nesses casos, a indicação da verdadeira origem geográfica do produto adquire a configuração de um bem, agregando valor econômico e beneficiando as pessoas estabelecidas no local de produção.
Desta forma, fortalece a organização social e concorre para o desenvolvimento sócio-econômico da região, segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento-MAPA. Na oportunidade, a EMBRAPA convidou a Adagri para firmar parceria visando a melhoria da qualidade e segurança sanitária do queijo coalho produzido no Ceará. Esclareceu que este projeto está sendo desenvolvido com apoio de diversas instituições parceiras. O presidente da Adagri, Edilson de Castro, parabenizou a Embrapa pela iniciativa e garantiu que o projeto poderá contar com mais um aliado, a ADAGRI, visando o desenvolvimento da melhoria da qualidade sanitária dos produtos agropecuários cearenses

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação-ADAGRI
Fone:3101.2457