Circuito Pecuário Nordeste 2009

23 de março de 2009 - 03:00

Nos dias 24 e 25 (terça e quarta-feira), o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana e o Presidente da Adagri, Edilson de Castro recepcionarão o Secretário de Defesa Agropecuária (SDA/Mapa), Inácio Kroetz,bem como dirigentes de órgãos de defesa dos estados que compõem o Circuito Pecuário Nordeste e diretores técnicos das Superintendências Federais da Agricultura do MAPA que se reúnem, no Hotel Praiano,nesta capital, para discutir estratégias de erradicação da febre aftosa na região. O MAPA definiu como meta, a erradicação dessa enfermidade em todo o seu território até 2010.
Na ocasião, serão apresentadas também as ações desenvolvidas pelos estados para alcançar um melhor status sanitário. Atualmente, somente Sergipe e Bahia são livres de febre aftosa com vacinação na região. Rio Grande do Norte, Pernambuco e Maranhão são classificados como risco médio para febre aftosa e os demais estados como risco desconhecido.
Em todo o País, 14 estados e o Distrito Federal são livres de aftosa com vacinação e Santa Catarina é o único estado brasileiro reconhecido como livre da doença sem vacinação. Isso significa que 59% do território e 89% do rebanho bovino brasileiro estão em área livre da enfermidade.
Compõem o Circuito Pecuário Nordeste os estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Também estarão presentes dirigentes dos órgãos de defesa dos estados do Acre, Tocantins e Mato Grosso, este último preside o FONESA- Forum nacional de Executores de Sanidade Agropecuária, além do Presidente do SINDAN – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal e presidentes das Federações da agricultura dos Estados que entregam o circuito pecuário. A nível local, foram também convidados os presidentes das Associações de Criadores, ACC, ACEAV e lideranças formais e informais do setor.

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação – Adagri
Fone: 3101.2457 e 8833.3033