Embalagem vazia de agrotóxico é tema de reunião

1 de abril de 2009 - 03:00

A problemática relacionada ao uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos e afins representa um desafio para o poder público e a sociedade, tendo em vista as graves conseqüências para a saúde da população e do meio ambiente. A ADAGRI, cuja missão é proteger a saúde dos animais e vegetais e assegurar a qualidade sanitária dos produtos agropecuários, realizou, em 30 de março, reunião com os parceiros para discutir soluções viáveis e emergenciais para o problema da destinação final de embalagens vazias dos agrotóxicos no território cearense. A reunião contou com a presença de instituições ligadas ao meio ambiente, saúde, sanidade agropecuária e industria. A atividade faz parte das ações do Projeto de Educação Sanitária sobre Uso Correto e Seguro dos Agrotóxicos no Estado do Ceará, desenvolvido pela ADAGRI. A coordenadora regional do INPEV-Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, Ana Telma Maia, apresentou proposta de Recolhimento Itinerante das Embalagens como forma de sensibilizar os produtores para a necessidade da devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. A iniciativa será coordenada pela ADAGRI e contará com o apoio dos órgão envolvidos e prefeituras municipais. A idéia é realizar a coleta itinerante em todo o Estado e em seguida discutir a construção de postos de recolhimento de embalagens vazias em locais estratégicos para posterior encaminhamento para a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos localizada em Ubajara.

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação de Risco – Adagri