Cariri terá Posto de Recolhimento de Embalagens vazias de agrotóxicos

8 de maio de 2009 - 03:00

Tendo em vista os problemas causados à população da região do Cariri e visando a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos, a fim de diminuir o risco para a saúde das pessoas e a contaminação do meio ambiente, foi realizada Audiência Pública no dia 06 de maio, no município do Crato, conduzida pelo Promotor de Justiça da Comarca de Mauriti, Dr. Ítalo Frota Loureiro. O evento contou com a presença de distribuidores e revendedores de agrotóxicos, os quais constituíram a Associação de Distribuidores e Revendedores de Insumos Agrícolas do Cariri. A Audiência realizou-se no auditório do SEBRAE e contou com o apoio do Comitê de Sanidade Agropecuária do Crato. A associação será a responsável pela construção do Posto de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos da região do Cariri em parceria com o Inpev – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos e Prefeituras da região. A doação do terreno para a construção do posto ficou a cargo da Prefeitura Municipal de Missão Velha. O Ministério Público contou com o envolvimento e parceria da ADAGRI , representada pelos Engºs Agrºs Marcos Antonio Barbosa – UL de Brejo Santo, José Oliveira Santos – UL de Crato e Viviane Gomes Monte – sede. A existência do Posto permite a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos, lavadas ou não, evitando que contaminem o meio ambiente ou que sejam utilizadas indevidamente para acondicionamento de água ou alimentos, gerando graves problemas de saúde à população. Ao final da Audiência definiu-se uma diretoria provisória para a Associação dos Distribuidores e Revendedores do Cariri e ficou agendada uma reunião para a próxima quarta-feira (13/05), quando ocorrerá a escolha da diretoria definitiva e a discussão do Estatuto. A ADAGRI desenvolve projeto de educação sanitária sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos e entre os objetivos do projeto consta a destinação correta de embalagens vazias. Para o presidente da ADAGRI, Edilson de Castro, a parceria com o Ministério Público, distribuidores e revendedores de agrotóxicos e a sociedade civil representa um avanço na solução de problemas que acarretam graves conseqüências para a saúde da população e meio ambiente. A expectativa é que, iniciativas como essa, aconteçam em todas as regiões. A adagri, no papel de autoridade sanitária do Estado do Ceará realizará atividades de educação, controle e fiscalização a fim de garantir a efetivação de medidas que minimizem os riscos associados à utilização indiscriminada e abusiva de agrotóxicos no território cearense.

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação – Adagri