Inicia orientação sobre trânsito de animais

27 de maio de 2009 - 03:00

Quixadá.Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) escolheram este município do Sertão Central para dar início ao programa de fiscalização de trânsito de animais no Estado. Uma unidade móvel foi instalada no parque onde é realizada semanalmente uma das maiores feiras de comercialização do setor no Nordeste. No escritório itinerante, criadores e vendedores recebem orientação sobre a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

A cidade foi escolhida por conta do acentuado fluxo de animais no Parque João Moisés Ferreira. Pelas estimativas da Empresa de Serviços Públicos de Quixadá (Empresq), responsável pela administração do complexo, pelo menos 500 bovinos, caprinos e ovinos são negociados toda semana na Feira do Putiú, como o espaço é popularmente conhecido. Praticamente o dobro de animais circula por ali semanalmente.
A Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá pretende dar todo o suporte necessário aos agricultores para se adequarem ao novo modelo de fiscalização. Além do auxílio no campo, um posto fixo está sendo implantado na Feira do Putiú.
O secretário Erenir Tavares de Luma acredita no programa. Avalia como um dos maiores benefícios para quem sobrevive da pecuária. “A partir do início de julho só poderão adentrar na nossa feira os animais que possuírem a guia”, completou. O agricultor Raimundo Nonato Oliveira e outras dezenas de criadores também vêem a novidade com bons olhos. Acreditam que dessa forma, além da valorização dos animais, será possível inibir os furtos nos currais. A única preocupação no momento é como poderão adquirir a guia de trânsito. Confessam que já receberam orientação, mas ele próprio não entendeu muito bem como obter o documento.

Aquisição
Sobre as dúvidas, os técnicos da Adagri explicam que a GTA poderá ser adquirida nos postos da Adagri ou da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) espalhados por todo o Estado. Também estão sendo formadas parcerias com as secretarias de agricultura dos municípios.

 

Fonte:
Diário do Nordeste-Fortaleza
regional@diariodonordeste.com.br