Adagri e PRF realizam blitz

25 de junho de 2009 - 03:00

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado(Adagri) em parceria com a Polícia Rodoviária Federal(PRF) realizaram quarta-feira ,24/06, uma blitz orientativa para a fiscalização do trânsito de animais no Ceará. Uma equipe de 30 fiscais agropecuários da Agência, juntamente com o efetivo da Polícia, estavam presentes em 15 postos da PRF verificando se os animais estão circulando devidamente identificados pela Guia de Trânsito Animal(GTA).

O presidente da Adagri, Edilson de Castro esteve visitando o posto do Km 10 da BR 222, e ressaltou a importância da guia e relembrou, que a partir do dia primeiro de julho, quem continuar descumprindo a lei poderá receber Auto de Infração, que resultará numa multa de R$ 24,69 por animal que não apresentar a documentação.
Estiveram presentes na operação o Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário, Antônio Rodrigues Amorim, o Inspetro da PRF, Darlan Antares, entre outros agentes e inspetores que fiscalizam o posto da BR 222.
Até o final deste mês, a Adagri, a PRF, o Comando da Polícia Rodoviária(CPRv) , a Secretaria da Fazenda(Sefaz) e o Departamento Estadual de Trânsito(Detran) estarão orientando os pecuaristas e transportadores para a necessidade de portar a GTA.
O documento, que é obrigatório por lei federal, garante a sanidade dos animais transportados. Isso porque, para a emissão da GTA é exigida a apresentação de certificados de vacinação ou atestados de sanidade, dependendo do tipo de animal. A Guia serve também como instrumento de atualização do Cadastro Agropecuário do Ceará, uma vez que os dados obtidos na GTA são lançados no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária(Sidagro).

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação-ADAGRI
fone:3101.2457