Adagri participa de treinamento na USP

22 de julho de 2009 - 13:25

ADAGRI PARTICIPA DE TREINAMENTO NA USP-SP

O público alvo foram agentes de instituições de Defesa Agropecuária Estaduais e Federais (Ceará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal e Goiás) que executam e supervisionam os Programas ligados à prevenção e controle da Mosca das Frutas – Anastrepha grandis (Macquart).
O treinamento, acontecido no período de 01 a 03 de julho/2009, abordou aspectos biológicos e comportamentais das moscas das frutas, em particular da espécie Anastrepha grandis (Macquart). Envolveu fatores anatômicos ou morfológicos, alimentares, e do comportamento reprodutivo, todos estes de relevada importância para a determinação e entendimento da espécie. Teve como Instrutores, o Presidente da MOSCAMED Aldo Malavasi e a Professora da USP Keiko Uramoto. Pelo Estado do Ceará participaram pela ADAGRI o Superintendente José Tito Carneiro Silva e pela Superintendência Federal da Agricultura no Ceará o Fiscal Federal Osmar Frota Herbster.
O Estado do Ceará conta com uma área livre da citada espécie, localizada na região Jaguaribana e engloba 7 municípios( Aracati, Itaiçaba,Icapuí, Quixeré, Limoeiro do Norte, Russas e Jaguaruana). A área livre tem o reconhecimento do Ministério da Agricultura e países de como Argentina e Estados Unidos e, juntamente com a área livre do Rio Grande do Norte, que é geograficamente a continuação da nossa, é a única da América Latina. A grande importância da existência da área livre é permitir a exportação de cucurbitáceas (melão e melancia, entre outras) para os Estados Unidos e outros países, além de melhorar a qualidade do produto destinado ao mercado interno.

Liliane Nogueira
Gerente de Comunicação Adagri
3101.2457