Capacitação em Moscas_das_Frutas de Importância.Econômica e Quarentenária.

9 de novembro de 2009 - 03:00

Consideradas como as mais terríveis pragas da fruticultura mundial, as moscas-das-frutas são responsáveis por grandes perdas econômicas e que exige adoção de medidas de controle que minimizem os impactos negativos nos indicadores econômicos no país. O Estado do Ceará a cada ano vem se consolidando como um dos principais pólos de produção e exportação de frutas do Brasil, que por sua vez necessita de contar em sua estrutura oficial de Defesa Agropecuária de técnicos capacitados para acompanhar e fiscalizar a certificação fitossanitária das frutas produzidas nas unidades produção como forma de viabilizar as exportações destas.
Em razão disto a ADAGRI através do Gerente de Gestão de Riscos da ADAGRI, Leandro Mota, e os Fiscais Estaduais Agropecuários José de Oliveira ( unidade de Brejo Santo ), Elenimar Bezerra ( unidade de Limoeiro do Norte ) e Lidiane Barbosa ( unidade de Marco ), participaram do V Curso Internacional de Capacitação em Moscas – das – Frutas de Importância Econômica e Quarentenária, realizado pela Biofabrica Moscamed do Brasil, na cidade de Petrolina – Pe., no período de 21 a 29/10/2009.O curso foi realizado no campus da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, na cidade de Petrolina/Pe. e instalações da Biofábrica Moscamed do Brasil em Juazeiro/Ba. Entre a vasta programação do curso podemos citar: visitas ao monitoramento de moscas – das – frutas com liberação de machos estéreis de Ceratitis capitata nos pomares de manga, mamão, acerola e melão e a barreiras fitossanitárias, liberação e observação do tratamento quarentenário hidrotérmico em frutos de manga em Packing House.
A capacitação teve a coordenação do prof. Dr. Aldo Malavasi e foi realizada por instrutores brasileiros ( Biofábrica Moscamed do Brasil, ESALQ/USP, MAPA e EMBRAPA) e de instituições internacional (IAEA-Viena, USDA/APHIS-Atlanta/USA, USDA/APHIS-México ) e contou com a participação de Tito Carneiro da ADAGRI/Ce., como palestrante, onde abordou o tema “ Estabelecimento de Área Livre e Sistema de Mitigação de Riscos”.
Participaram do curso, fiscais de várias agências de defesa agropecuária: ADEPARA (PA), ADAB (BA) ADAGRO (PE), MAPA, EMBRAPA, da Bolívia e setor privado.
Após essa capacitação, a Defesa Vegetal no Estado do Ceará, através da ADAGRI, contará com maior número de Servidores com suporte técnico especializado para estabelecimento e manutenção de áreas livres de pragas, áreas de baixa prevalência, sistemas de mitigação de risco e system aproach, que são os principais meios de adequação fitossanitária com vistas a viabilizar a qualidade e exportação de nossas frutas.

 

 

José de Oliveira Santos
Fiscal Estadual Agropecuário
ADAGRI/ULSAV Brejo Santo.