Adagri Granja Fortalece Parceria com Conveniados.

5 de abril de 2010 - 03:00

Dando continuidade ao processo de fortalecimento dos Escritórios de Atendimento à Comunidade – EACs –,criados a partir de convênios entre a ADAGRI e as prefeituras municipais em todo o estado, a Unidade Local de ADAGRI vem realizando uma série de treinamentos e reciclagens em emissão de GTA e operação do SIDAGRO para servidores municipais conveniados. No dia 04/03/2010 foi a vez da Prefeitura Municipal de Barroquinha, através de sua Secretaria Municipal de Agricultura. Contou-se com a participação do Secretário de Agricultura do município, Edmundo Alves da Silva Filho, Engenheiro Agrônomo, e do servidor municipal Igor Gurgel Ibiapina, Médico Veterinário, dentre outros servidores. O treinamento foi ministrado pelo Fiscal Estadual Agropecuário Eudson Almeida dos Santos. Não obstante a superação, através dessas parcerias, de algumas dificuldades relacionadas à emissão de GTA por vezes limitada a municípios distantes da casa do pecuarista, as funções dos EACs não se restringem a tal. Dentre elas, devem ser mencionadas: divulgação dos trabalhos da ADAGRI e de sua importância, atualização permanente de cadastros agropecuários, melhor viabilização das ações de educação sanitária, apoio durante as campanhas de vacinação contra febre aftosa, bem como facilitação da comunicação ao Serviço Oficial de suspeitas de doenças de notificação obrigatória, o que se reflete diretamente no aumento do nível de vigilância epidemiológica em território cearense. Os EACs traduzem-se portanto num aumento do poder de capilaridade da ADAGRI, em prol da prestação de serviço público de qualidade ao agropecuarista cearense.

Jailson José da Silva
Agente Estadual Agropecuário / Técnico em Agropecuária