Adagri e Mapa fiscalizam suspeita de doença vesicular

24 de junho de 2010 - 03:00

Adagri e Mapa descartam existência de doença vesicular no Ceará.
No dia 23 de junho de 2010, os veterinários da ADAGRI Vinícius Silva, Roberto Frota e Paulo Roberto, acompanhados do Fiscal Federal Agropecuário da SFA/MAPA, Vicente Feitosa, visitaram uma propriedade no Município de Independência, face à suspeita de doença vesicular.

Segundo informações do Gerente de Vigilância Epidemiológica da ADAGRI, Vinícius Silva,no local foi realizada verificação dos animais da propriedade com especial atenção àqueles acometidos de problemas com deslocamento, claudicação.

Esses animais foram examinados, verificando sinais clínicos de doença vesiculares, com atenção maior à boca, focinho, língua e mucosa oral.

Após a investigação epidemiológica, a suspeita de doença vesicular foi descartada, concluindo o diagnóstico clínico de “pododermatite”,(podridão dos cascos) observando até em um caso um agravamento lesionar por miíase.

A Agência de Defesa Agropecuária, sempre em parceria com o MAPA,está continuamente verificando “in loco” os casos apontados por seus Fiscais Estaduais Agropecuários lotados nas 25 Unidades Locais e 06 Unidades Regionais, visando manter o Estado do Ceará livre de casos de doenças vesiculares e outras doenças animais.

Gerência de Marketing da Adagri
Fone: 3101.2457