ADAGRI e Moscamed realizam supervisão do monitoramento de moscas-das-frutas, visando à exportação de mamão

5 de julho de 2010 - 03:00

No período de 21 a 24 de junho, a Moscamed Brasil, representada pelo Gerente Técnico Rodrigo Viana e o Gerente de Vigilância e Defesa Vegetal da ADAGRI, Tuffi Habibe, visitaram os Perímetros Irrigados do Baixo Acaraú (DIBAU), Tabuleiro de Russas (DISTAR) e Jaguaribe – Apodí (DIJA).

 

No DIBAU, foram realizadas atividades de Supervisão do monitoramento de moscas das frutas da cultura do mamão, já instalado naquele Perímetro.

 

O trabalho foi acompanhado pela Fiscal Agropecuária Enga. Agrônoma Lidiane Barbosa da Unidade Local da ADAGRI de Marco.

 

Nos outros Perímetros, foram selecionados pomares de mamão para instalações de armadilhas, visando o monitoramento da mesma praga.

 

No perímetros DISTAR e DIJA os trabalhos foram acompanhados pela Fiscal Estadual Agropecuária Enga. Agrônoma Regma Caetano e pela equipe técnica do perímetro.

 

Todas as áreas foram georreferenciadas.

 

Segundo o Gerente de Vigilância e Defesa Vegetal da Adagri, Engº Agrônomo Tuffi Habibe, esse trabalho está de acordo com a IN Nº 5 do MAPA e é parte integrante do Sistema de Mitigação de Risco – SMR/mamão, para moscas das frutas na cultura do mamão no Estado do Ceará, com vistas às exportações para os Estados Unidos.

 

Em Limoeiro do Norte, também foram visitadas as instalações do futuro Laboratório de triagem e identificação taxonômica de espécies, localizado na unidade do IFET daquele município, que terá a coordenação do Prof. Raimundo Ivan Remigio.

 

O trabalho realizado em conjunto mostra a importância da parceria entre a ADAGRI e a Moscamed Brasil em relação ao controle dessa praga e o programa de exportação do mamão para o mercado externo.

 

O projeto é financiado pelo BNB e terá a duração de 01 ano quando, após a sua conclusão, será elaborado um relatório reportando a flutuação populacional de moscas-das-frutas nas regiões monitoradas e o trabalho de erradicação de viroses do mamoeiro que se constitui no principal fator limitante para a cultura.

 

O relatório será encaminhado ao MAPA e posteriormente ao Departamento de Agricultura do Estados Unidos.

Gerência de Marketing Adagri
Fone: 3101.2457