ADAGRI faz capacitação em serviço

27 de julho de 2010 - 03:00

Área Vegetal promove treinamento sobre Áreas Livres de Moscas-das-Frutas, Viroses do Mamoeiro, Monitoramento e Ações Conjuntas

No período de 19 a 23 de julho de 2010, foi promovida pela área vegetal da ADAGRI, uma capacitação sobre áreas livres de moscas-das-frutas, viroses do mamoeiro, armadilhamento e monitoramento de moscas-das-frutas (Sistema de Mitigação de Risco – Mamão).

Na ocasião foram realizadas palestras sobre as viroses do mamoeiro, Sistema Approach, Permissão de Trânsito Vegetal – PTV, aspectos relacionados às moscas-das-frutas, georeferenciamento de áreas a serem monitoradas, atividades de fiscalização nas áreas de mamão, sementes e mudas, levantamento da mosca negra dos citros, emissão de PTV.
Tuffi Habibe, Gerente de Defesa Vegetal, informou que também foram realizadas visitas técnicas às áreas de produção de melão para exportação, em Limoeiro e em Aracati, visita à sede da UNIVALE – União dos Produtores do Vale do Jaguaribe, em Russas e da Itaueira Agropecuária, em Aracati, dentre outras ações.
Participaram do treinamento, além dos Fiscais e Agentes de Defesa das Unidades Locais de Limoeiro do Norte, Baturité, Jaguaribara, Canindé, Maranguape, Aracati, Quixeramobim e Quixadá, representante da Ematerce, da Univale e da SFA//CE/MAPA.

O Gerente Técnico da Moscamed Brasil, Engenheiro Agrônomo Rodrigo Viana, abrilhantou o evento, apresentando palestra sobre monitoramento, aspectos gerais das moscas-das-frutas, além de treinamento em campo sobre armadilhamento e monitoramento nas áreas de Mitigação de Risco para o mamão na região.

O treinamento contou com a participação efetiva de todos, demonstrando alto nível de envolvimento em todos os temas abordados. Esse treinamento, o segundo realizado em 2010, é parte integrante do planejamento de capacitação dos Técnicos, desenvolvido pela Diretoria de Sanidade Vegetal – DISAV. Esse modelo de capacitação, realizado em serviço, tem-se mostrado a maneira mais eficiente, econômica e prática de capacitar e entrosar toda a equipe da Defesa Vegetal. O interesse demonstrado por representantes de outras instituições em participarem do treinamento, demonstra a importância desse modelo de capacitação, no que tange ao aprimoramento técnico dos participantes.

Gerência de Marketing Adagri
Fone: 3101.2457