Adagri participa de workshop em Petrolina

16 de agosto de 2010 - 03:00

A ADAGRI, através de seu Diretor de Sanidade Vegetal, Tito Carneiro participou como convidado e palestrante do Workshop “Área Livre de Anastrepha grandis no Nordeste do Brasil”, realizado no dia 12 de agosto no auditório da CODEVASF em Petrolina – PE. O tema abordado pelo Diretor foi “Operações na Área Livre de Anastrepha grandis do Vale do Jaguaribe, CE”.

Após as apresentações deu-se início ao debate, onde o eixo principal foi a possibilidade da criação de uma Área Livre de A. grandis ao norte do paralelo 12, numa faixa territorial que vai de Salvador (BA) à divisa do Maranhão com o Pará, tendo como referência principal a ausência de captura da espécie nesta faixa.
Nesse debate estiveram presentes representantes da MOSCAMED Brasil, das Superintendências Federais da Agricultura dos Estados de Pernambuco e Bahia, das Agências de Defesa Agropecuária dos Estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Alagoas, Pesquisadores da Embrapa e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e do USDA / APHIS (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos/ Serviço de Inspeção Animal e Vegetal)

Outro tema abordado nesse evento foi “Mosca Negra dos Citros”. A ADAGRI participou de reunião com dirigentes da MOSCAMED, das Agências de Defesa Agropecuária de Pernambuco e Bahia, de Pesquisadores da EMBRAPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), para tratar de estratégias de combate à mosca negra dos citros (Aleurocanthus woglumi Ashby).

Como fruto desses eventos foram criados dois grupos de trabalhos (GT) que tratarão da possibilidade de expansão da área livre de Anastrepha grandis e o outro implantação de um Projeto com vistas à multiplicação de inimigos naturais da praga mosca negra dos citros (insetos predadores e parasitóides). Os GTs estarão sob a coordenação da MOSCAMED Brasil, com representantes das Agências de Defesa Agropecuárias de Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará, representantes das SFAs dos Estados envolvidos.

Segundo Tito Carneiro, o objetivo é elaborar estudos que comprovem a viabilidade da ampliação da área Livre, para serem submetidos ao MAPA e USDA.
Com relação à mosca negra dos citros o objetivo é a multiplicação de inimigos naturais da praga (insetos predadores e parasitóides), para serem distribuídas em áreas infestadas, como forma de baixar seu nível populacional. O Projeto terá três bases regionais para serem avaliados: a Região de Teixeira de Freitas no sul da Bahia, as regiões metropolitanas de Fortaleza e de Recife.

Primeiramente será avaliada em campo a eficiência dos inimigos naturais nas culturas hospedeiras da mosca negra nas áreas infestadas. Logo após os testes, teremos a liberação massal destes nas citadas áreas que atuarão regulando a população da praga. No Ceará os trabalhos serão coordenados pelo Pesquisador da EMBRAPA/Cnpat, Antonio Lindemberg Martins Mesquita e o Gerente de Defesa Vegetal/ADAGRI, Tuffi Habib

 

Gerência de Marketing
Fone: 3101.2457

 

Gerência de Marketing
Fone: 3101.2457