Missão de técnicos da América Central visitam área livre do Ceará e Rio Grande do Norte

27 de agosto de 2010 - 03:00

Encontra-se no Ceará, no período de 25 a 27 de agosto, Missão composta de técnicos da América Central que vem conhecer de perto a Área Livre de Mosca das Frutas (Anastrepha Grandis).
A presente missão é coordenada pela Dra.Lara Beany Supervisora Executiva da MOSCAMED Brasil.
Localizada em 7 municípios do Baixo Jaguaribe (Aracati, Icapuí, Jaguaruana, Itaiçaba, Quixeré, Russas e Limoeiro do Norte) e municípios vizinhos localizados no Rio Grande do Norte, a Área Livre é a única existente na América Latina e credencia os dois estados a exportar melão, melancia e abóbora para os Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Europa.

Juan Vasquez (Panama), Mônica Jurado Nery (Bolívia), Arturo Cespedes (Costa Rica), Raul Castañeda Aldana (Guatemala), Alba Nídia Castillo (Nicaragua), Hernan Zetina (Belize) José Eduardo Caballeros (Honduras), estiveram na manhã do dia 25 de agosto na sede da Adagri, onde o Diretor de Sanidade Vegetal da Agência, Tito Carneiro, fez uma explanação sobre a Área Livre,implantação e manutenção,legislação federal e estadual,monitoramento realizado pela UNIVALE – União dos Produtores do Vale do Jaguaribe e fiscalização pelos fiscais da Agência, especialmente das Uls de Limoeiro do Norte e Aracati.

Após a reunião, a equipe técnica dirigiu-se para Limoeiro do Norte, Aracati e Icapui, a fim de visitar as propriedades, verificar as armadilhas, conhecer os laboratórios, entre outras atividades.

Para se ter uma ideia da importância da Área Livre, o Ceará exportou,no ano de 2009, 84,5 milhões de dólares (FOB) de melão e melancia.

A Missão continua para o Rio Grande do Norte a fim de conhecer o trabalho realizado naquele estado vizinho.

Gerência de Marketing
Fone: 3101.2457