Resultado da missão de técnicos da América Central

30 de agosto de 2010 - 03:00

A missão composta de técnicos do governo de países da América Latina foi a campo conhecer a experiência acumulada da ADAGRI e produtores do Ceará na implantação e manutenção da Área Livre de Mosca das Frutas (Anastrepha grandis).
O grupo composto de Técnicos dos Ministérios da Agricultura dos países(Panamá, Bolívia, Costa Rica, Guatemala, Nicarágua, Belize e Honduras) foi acompanhado pelo Diretor de Sanidade Vegetal da ADAGRI, Tito Carneiro e dos Fiscais de Defesa Agropecuária Dagoberto Saunders de Oliveira e Rildênio Renato Cavalcante.
Foram visitadas Unidades produtivas de melão e melancia, postos de vigilância zoofitossanitária, laboratórios de entomologia e Unidades Locais da ADAGRI e Instituto de Defesa Agropecuária do Estado do Rio Grande do Norte( IDIARN) localizados em Limoeiro do Norte, Russas, Aracati e Mossoró/RN.
O encerramento da programação foi realizada no Gabinete do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Antônio Rodrigues de Amorim.
Primeiramente os representantes dos Países, enfatizaram a importância desse intercâmbio como forma de subsidiá-los na implantação de programas de áreas livres ou de baixa prevalência de moscas das frutas, fizeram elogiosas referências aos trabalhos desenvolvidos pela ADAGRI e produtores para a manutenção desse fundamental programa que gera empregos e eleva o pais como referência de qualidade na produção de frutas para o mercado internacional.
A seguir Tito Carneiro ratificou a importância da integração dos países latino-americanos na de troca de experiências e aproximação dos técnicos no sentido de estreitar os relacionamentos, como forma de aprimorar as ferramentas utilizadas no estabelecimento e manutenção de programas de sanidade vegetal. Ressaltou, ainda, a importância do trabalho em equipe da DISAV e de todos que fazem a ADAGRI, especialmente os fiscais, técnicos de nível médio e Servidores da SDA.
” Sendo a ADAGRI um órgão regulador, quando o setor técnico e gerencial das empresas produtoras fazem elogios à forma como a Agência trata das questões fitossanitárias junto a eles é um bom indicativo de que estamos fazendo a nossa parte, o que nos traz a satisfação de concluir que somente com integração com as instituições pública e privadas poderemos ofertar um serviço de qualidade”, diz Tito Carneiro, diretor da DISAV.
Ao final, Antonio Amorim agradeceu a vinda dessa missão, enfatizou a importância da integração entre os países na troca de experiência e parabenizou pelos avanços do estado na consolidação de seu potencial produtor e exportador de frutas e qualidade sanitária e de aceitação para os mercados interno e externos onde a ADAGRI através da DISAV, vem, juntamente com as cadeias produtivas e em integração com as instituições públicas e privadas, viabilizando esse fundamental segmento para o fortalecimento social e econômico do Estado do Ceará.

Gerência de Marketing
Fone: 3101.2457