Operação conjunta de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos

13 de setembro de 2010 - 03:00

Dando continuidade à operação conjunta de fiscalização de agrotóxico na Chapada do Apodi, realizou-se nos dias 09 e 10 de setembro, em Limoeiro do Norte, a operação de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, conforme estabelecido na RESOLUÇÃO CONAMA nº 334/2003.

 

O objetivo do trabalho conjunto da ADAGRI, SEMACE, INPEV, FAPIJA, Prefeitura de Limoeiro do Norte e das Associações de Revendas de Agrotóxicos de Limoeiro do Norte e Mossoró (respectivamente ACIAVALE e ACASA) é estimular a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos pelos pequenos produtores rurais, diminuindo o risco para a saúde das pessoas e evitando a contaminação do meio ambiente.

 

Vale ressaltar o apoio do INPEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, através da Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Mossoró, sem a qual não teria sido possível a realização desse procedimento.

Pela legislação, nenhum produtor é obrigado a utilizar agrotóxico, mas se o fizer é obrigado a utilizá-lo corretamente e devolver as embalagens vazias num prazo de um ano, já que as mesmas não pertencem a quem compra e sim à empresa fabricante do produto.

De acordo com o Diretor de Sanidade Vegetal, Tito Carneiro, encontra-se em fase de licitação o Posto de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Limoeiro do Norte, que visa atender a legislação e facilitar a entrega de embalagens vazias por parte de todos os agricultores do Baixo e Médio Jaguaribe.

Gerência de Marketing
Fone: 3101.2457