Adagri promove treinamentos na região do Jaguaribe.

26 de outubro de 2010 - 03:00

Em parceria com a Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF), a ADAGRI promoveu treinamentos visando a qualificação na aplicação de agrotóxicos para produtores dos Perímetros Irrigados do Jaguaribe-Apodi e Tabuleiro de Russas.
No período de 19 a 21 de outubro, 74 trabalhadores rurais participaram de dois treinamentos patrocinados pela ADAGRI em parceria com a ANDEF, com o objetivo de aumentar a eficiência na aplicação de agrotóxicos nas lavouras e garantir produtos com mais qualidade para o consumidor final, segurança para aplicadores e proteção ambiental.
O diretor de Sanidade Vegetal, Tito Carneiro também enfatizou que treinamentos dessa natureza deverão ser disponibilizados em todas regiões concentradoras de uso de agrotóxico.

A parceria entre ANDEF e ADAGRI potencializa as ações das duas entidades e deve continuar no ano de 2011 com um treinamento sobre Manejo Integrado de Pragas – MIP, afirmou o Gerente Regional do ANDEF, Luis Ribeiro.

O treinamento da ANDEF tratou da eficiência na aplicação de agrotóxicos com equipamentos manuais e mecanizados. Foram abordados no treinamento temas como, legislação dos produtos agrotóxicos, identificação e características dos produtos, como classificação toxicológica e formas de contaminação, uso correto do Equipamento de Proteção Individual (EPI) para garantir segurança no trabalho, preparo e utilização correta do equipamento, preparo de calda, aplicação propriamente dita e destino de embalagens vazias(com apoio do INPEV).
Experiência:

Com a orientação repassada pelo instrutor do treinamento, Dr. José Maria, do Instituto Biológico de São Paulo, os produtores terão grande retorno, especialmente com a utilização obrigatória de EPI(Equipamento de Proteção Individual), preparo de caldas, uso mais racional dos agrotóxicos, etc.

” Espera-se que esse treinamento leve ao produtor/aplicador, o hábito de utilizar corretamente seus equipamentos, aplicar corretamente o agrotóxico e fazer com que se ofereça um produto de melhor qualidade aos consumidores”, acrescentou José Maria.

Portanto, treinar pessoas no uso correto dos equipamentos, com um mínimo de conhecimento sobre os produtos a aplicar e sua correlação com as condições de aplicação (temperatura, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos), são fatores que devemos guardar dentro de nós mesmos, sem colocar em perigo a destruição do nosso próprio meio de vida ou do ambiente de maneira mais grave e crescente. Devemos sempre nos lembrar que em todo o processo de pulverização ou uso de agrotóxicos, o sucesso da operação estará sempre apoiado no trinômio: bom produto – bem aplicado – no momento certo.

Gerência de Marketing Adagri
Fone: 3101.2457