Ação Conjunta ADAGRI/SEMACE retira quase duas toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos do meio ambiente

9 de novembro de 2010 - 03:00

No dia 21 de outubro, o município Guaraciaba do Norte, foi beneficiado com o I Recebimento Itinerante (RI) da Chapada da Ibiapaba. O RI consiste em uma modalidade de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos prevista na Resolução CONAMA 334/03, destinada a coleta regular para posterior entrega em posto ou central e visa atender pequenos agricultores. A ação contou com a colaboração das Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Educação, Infra-estrutura, revendas de agrotóxicos e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município, EMATERCE e a ACAI – Associação do Comércio Agropecuário de Ibiapaba representando a Central de recebimento em Ubajara. O evento foi a culminância do Plano de ação integrada iniciada desde agosto no município, promovido pela ADAGRI e SEMACE, que ministrou palestras educativas para pequenos agricultores da região. Para a divulgação do RI, no período de 18 a 21 de outubro, todos os parceiros envolvidos distribuíram nas comunidades cartazes e folders próprios do evento, enquanto as fiscais da ADAGRI, Ana Lúcia Lopes (UL-Tianguá) e Lidiane Barbosa (UL-Sobral) e o agente agropecuário Francisco de Assis, realizaram fiscalizações educativas ao tempo que divulgavam o evento.

O Material recolhido foi encaminhado à Central para destinação ambientalmente correta. Segundo Inácio Parente, Gerente da Central, foram retiradas do meio ambiente 1792 kg de embalagens vazias de agrotóxicos entre embalagens laváveis e não laváveis, contaminadas e não contaminadas com a participação de 202 agricultores do município de Guaraciaba do Norte, que representa 60 % da quantidade de produtores da região envolvida nesta ação.

A devolução e a destinação final das embalagens é essencial para a preservação da saúde das pessoas e do meio ambiente, além de ser uma obrigação prevista em Lei Federal.

Gerência de Marketing Adagri
Fone: 3101.2457