Fiscalização de agrotóxicos em parceria ADAGRI e CREA

17 de novembro de 2010 - 03:00

No período de 08 a 12 de novembro de 2010 nos Perímetros Irrigados de Curupati e
Morada Nova, nos Municípios de Jaguaribara e Morada Nova, Fiscais da ADAGRI e CREA
realizaram uma operação conjunta objetivando fiscalizar o uso de agrotóxicos, suas consequências em relação ao meio ambiente, bem como os estabelecimentos que comercializam agrotóxicos.

A equipe de Fiscais, constituída dos servidores Tuffi Habibe, Irlanda Tiago, Benedito Feijão, Francisco Cartaxo, Rildênio Cavalcante, Renata Damasceno, Clóvis Reges e Cícero Joaquim da ADAGRI e Wlauber Barbosa do CREA/CE realizou inspeções em várias propriedades
rurais para fiscalizar a aplicação dos agrotóxicos, o fornecimento e condições dos equipamentos de proteção individual (EPIs) aos aplicadores, o armazenamento de agrotóxicos nas propriedades, a situação da devolução das embalagens vazias e a situação das revendas de agrotóxicos com relação a emissão de notas fiscais e receituários agronômicos. Foram observados também no Perímetro de Curupati, as condições fitossanitárias de culturas como o mamão e a goiaba.

Após a ação conjunta ficou acertado com representantes das Associações dos Perímetros e dos Órgãos de Assistência Técnica o início de uma campanha e treinamentos sobre uso correto e seguro de agrotóxicos e sobre o destino correto e a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos, a partir do mês de dezembro de 2010.

Vale ressaltar também a boa receptividade por parte dos presentes sobre a necessidade de se fazer o uso correto e seguro de agrotóxico, para tanto, solicitaram o apoio dos órgãos públicos na assistência técnica aos irrigantes para monitoramento de pragas, treinamento para os aplicadores de agrotóxicos e emissão do Receituário Agronômico.

Gerência de Comunicação Adagri
Fone: 3101.2457