UL de Brejo Santo ministra palestra sobre trânsito de vegetais

22 de dezembro de 2010 - 03:00

O engenheiro agrônomo José de Oliveira Santos, Fiscal Estadual Agropecuário da UL de Brejo Santo, ministrou palestra sobre o trânsito de vegetais, para os produtores do Condomínio Ru- ral da Associação Comunitária do Sitio Mutamba, do município de Brejo Santo, na data de 19/12/2010.
A palestra estava inserida na ordem do dia da reunião extraordinária da Associação, que contou com a presença de 13 associados, os quais, de forma grupal,exploram uma área de 70 hecta- res de fruticultura (banana, manga, maracujá, goiaba e uva).
Presentes à reunião estavam um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola, da iniciativa privada, pretendentes aos cargos de responsável e assistente técnico do empreendimento, em fase de negociação, além dos produtores do Condomínio.
Grande parte da produção de frutas do condomínio é comercializada junto a um permissio- nário da CEASA de João Pessoa – P. As frutas que possuem restrições de trânsito, e com potencia-lidade para veiculação de pragas quarentenárias A2, no caso banana, já saem do empreendimento com a sua respectiva documentação de trânsito, no caso a PTV, emitida pela UL de Brejo Santo.
A palestra focou a necessidade de os produtores manterem um responsável técnico nas suas unidades de produção, capacitado para a emissão de CFO e que possa manter atualizado o fluxo de documentos (registros de unidade de produção, anotações nos livros de ocorrência das culturas e emissão de relatórios) atualizados junto à ADAGRI, principalmente na cultura da banana, em cumprimento a IN 17 de 31/05/07 que aprova os procedimentos para caracterização, implantação e manutenção de Área Livre e do Sistema de Mitigação de Risco para a Sigatoka Negra (Mycosphaerella fifjiensis) e a IN 63 de 21/11/06 que reconhece o Estado do Ceará como Área Livre da Praga Sigatoka Negra.

Gerência de Comunicação Adagri
Fone: 3101.2457