UL de Crateús coordena recebimento itinerante de embalagens vazias de Agrotóxicos.

22 de dezembro de 2010 - 03:00

No dia 15 de dezembro, em Crateús, foi realizado o primeiro recebimento itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Essa modalidade de recebimento que está prevista na Resolução CONAMA n° 334/2003.
A ação teve por objetivo retirar do ambiente e da posse dos agricultores as embalagens vazias de agrotóxicos que se encontravam armazenadas de maneira incorreta e encaminhá-las ao destino adequado, precisamente, à central de recebimento de Ubajara.
O trabalho foi coordenado pela ADAGRI de Crateús, que contou com a valiosa parceria da SEMACE, INPEV, EMATERCE, Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Saúde do município, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e das revendas de agrotóxicos (Casa do Produtor e Shopping Prabicho).
O resultado da ação foi a retirada do ambiente de 1532 embalagens vazias de agrotóxicos, entregues por 43 agricultores, principalmente irrigantes.
Para os Fiscais Fábio Diniz, da U.L de Crateús, Aline Vieira da U.L de Pedra Branca e Ana Lúcia da U.L de Tianguá que participaram da ação, o maior êxito da operação não pode ser mensurado apenas em números mas sim pela conscientização dos usuários de agrotóxicos sobre os riscos à saúde e ao ambiente e sobretudo, o conhecimento de suas responsabilidades que estão estabelecidas na legislação estadual e federal de agrotóxicos e afins.
Até chegar a esta ação, foram realizadas nas comunidades rurais, diversas palestras sobre o assunto, ocasião em que ocorreram importantes discussões.
Para Fábio Diniz, a retirada desse material neste período do ano tem uma importância fundamental, pois antecede o início do período de chuvas, o que diminui os riscos das embalagens que não estão armazenadas de forma correta serem levadas pelas enxurradas causando contaminação dos mananciais e do solo.

Gerência de Comunicação Adagri
Fone: 3101.2457