Adagri acompanha sistema de monitoriamento de mosca-das-frutas na cultura do mamão.

13 de janeiro de 2011 - 03:00

Dando continuidade às atividades de Supervisão do monitoramento de moscas-das-frutas, dentro do Sistema de Mitigação de Risco para a cultura do mamão no Estado do Ceará, no período de 11 a 14 janeiro de 2011, a Moscamed Brasil, representada pelo Gerente Técnico Rodrigo Viana, acompanhado pelos Fiscais Agropecuários da ADAGRI, Renata Raissa, da UL Limoeiro do Norte e Marcelo Mendes, da UL Marco, estarão visitando as áreas armadilhadas nos Perímetros Irrigados do Baixo Acaraú (DIBAU), Tabuleiro de Russas (DISTAR) e Jaguaribe – Apodí (DIJA).

 

Esse trabalho está de acordo com a IN Nº 5 do MAPA e visa credenciar o Estado a exportar a fruta para os mercados do Japão e Estados Unidos. Vale ressaltar que esse projeto é financiado pelo BNB e terá duração de 01 ano.

 

Após a sua conclusão, será elaborado um relatório e encaminhado ao MAPA e posteriormente, ao Departamento de Agricultura do Estados Unidos, reportando a flutuação populacional de moscas-das-frutas nas regiões monitoradas e o trabalho de erradicação de viroses do mamoeiro que se constitui no principal fator limitante para a cultura. Espera-se que ao final desse processo, o Estado do Ceará seja credenciado por essas entidades a efetuar a exportação dessa fruteira para esses mercados.

 

Gerência de Comunicação Adagri
Fone: 3101.2457