UL de Brejo Santo realiza capacitação de barreirista

18 de janeiro de 2011 - 03:00

A UL de Brejo Santo em parceria com a Regional Cariri Leste da EMATERCE, em 06/01/11 realizou capacitação para os onze servidores da EMATERCE, cedidos à ADAGRI, que atuam no sistema de vigilância e fiscalização nos postos de fiscalização fixa, nos municípios de Jatí e Penaforte, na divisa com o Estado de Pernambuco. O referido treinamento foi conduzido pelo coordenador da UL de Brejo Santo, engenheiro agrônomo José de Oliveira Santos, que ministrou palestra e orientações sobre os procedimentos operacionais padrão para os postos de vigilância zoofitossanitária, no que diz respeito à fiscalização e à inspeção de cargas e/ou partidas com vegetais ou suas partes com potencialidade para veicularem pragas quarentenárias A2, tendo como foco o trânsito de bananas e suas partes vegetais, plantas cítricas e suas partes bem como o trânsito de agrotóxicos. Referida fiscalização leva em consideração a legislação federal e principalmente a Estadual no que diz respeito ao trânsito deste insumo agrícola e afins.

Muito importante, também foi a participação da Fiscal Agropecuária, médica veterinária Simone Lira que falou sobre o POP III, da DISAN, ressaltando a necessidade da inspeção das cargas com animais levando-se em conta a observação da identificação dos mesmo, quantitativos, numeração e/ou resenhas, além dos documentos de trânsito, GTA’s e exames. Foram repassadas orientações sobre a necessidade de enviar à UL, no prazo estabelecido, o relatório da movimentação diária nos postos de vigilância.

Dentro da programação estabelecida, fizeram também uso da palavra para repassar orientações o coordenador regional da EMATERCE, José Dias Ferreira, e a gerente do escritório da Brejo Santo, Maria de Fátima Benicio .

Gerencia de Comunicação Adagri
Fone: 3101-2457