Adagri participa de Seminário sobre Citricultura

17 de fevereiro de 2011 - 03:00

O II Seminário de Citricultura do Vale do Jaguaribe foi realizado em Russas no dia 15 de fevereiro do corrente ano.

 

Atendendo convite dos promotores do evento a ADAGRI se fez presente através do Engenheiro Agrônomo Tito Carneiro que proferiu palestra sobre Fitossanidade.

 

O evento contou com expressiva presença de técnicos, especialistas em citros professores, produtores, ADAGRI, UNIVALE, EMATERCE, Agropolos, representantes do Banco do Nordeste, prefeituras da Região Jaguaribana entre outros.

 

A programação do evento constou de palestras pela manhã e um dia de campo à tarde.

 

O destaque técnico/científico foi a presença das autoridades em citros Orlando Sampaio Passos da EMBRAPA/Cruz das Almas/Ba e Helton Carlos Leão da CITROSUCO/SP.

 

Tito Carneiro apresentou de forma conceitual as responsabilidades das instâncias: Centra (MAPA), intermediária (Estado/DF) e local (município) referentes às questões de natureza sanitária da cadeia produtiva.

 

Destacou, de forma positiva, a potencialidade do Estado quanto à expansão de áreas produtivas de Citros, baseada nos resultados alcançados pelas pesquisas desenvolvidas na região sob a responsabilidade do Dr.Orlando Passos.

 

Lembrou também que o Estado conta com material adaptado suficiente para multiplicação de mudas de citros, o que constitui uma garantia sanitária contra riscos de aquisição de mudas originadas de Estados com presença de pragas quarentenárias entre elas: Pinta-Preta – (Guignardia citricarpa), Cancro-Cítrico – (Xanthomonas axonopodis pv. citri), CVC ou Amarelinho – (Xylella fastidiosa) e Greening/HLB – (Candidatus Liberibacter spp.).

 

Gerência de Comunicação de Riscos
Fone: 3101.2457