Começa a notificação de proprietários de rebanho

11 de março de 2011 - 18:33

Começa a notificação de proprietários de rebanho

Os criadores devem regularizar a situação cadastral nos escritórios da Adagri e Ematerce.

A partir de segunda- feira (14), começa a notificação dos cerca 37 mil criadores que deixaram de vacinar o rebanho contra a febre aftosa, pelo menos uma vez nos últimos três anos. Os técnicos e fiscais da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão (Ematerce) receberam instruções, nesta sexta-feira, para a orientação e atualização cadastral do proprietários.

Segundo o Presidente da Adagri, Augusto Junior, a reunião de hoje (11) é a primeira ação da pós campanha 2010 e inicia a pré-campanha, da primeira etapa de vacinação 2011 contra a febre aftosa. Ele explica que os proprietários notificados deverão comparecer aos escritórios da Adagri, Ematerce ou secretarias municipais de agricultura, para regularizar a situação no cadastro de inadimplentes. Em alguns casos, “o rebanho não existe mais ou o produtor faleceu. Isso atrapalha o índice de vacinação”, explica Augusto.

Ele afirma que o intuito é regularizar a situação do rebanho e fazer vacinação assistida dos que faltam.“ Adagri e Ematerce vão identificar e notificar os proprietários e a ação vai até 30 de março”. Segundo Wlamir Severo, diretor da Ematerce, cabe a empresa de assistência ajudar na divulgação e no esclarecimento, além de orientar os criadores para a campanha de vacinação 2011 que inicia em maio. “Pelo menos 70% dos agricultores vão regularizar”, afirma Walmir.

O fiscal da Agradi, Célio Rocha, atua na região de Campo Sales com a defesa sanitária animal. Ele disse que a força tarefa vai conseguir enxugar e corrigir os cadastros, ajudando o Ceará a sair da zona de risco médio da doença. “Nós orientamos e fazemos a educação sanitária. Quase sempre somos bem recebidos”, disse.

Nesta quinta-feira (10), os fiscais da Adagri também discutiram aspectos da campanha de vacinação contra febre aftosa, além de orientações legais como a cobrança da multa. Segundo o presidente da Adagri, é cobrado 5 UFIRCE por cada animal não vacinado.

Mais informações:

O valor de 1 UFIRCE é 2,68 reais.