ADAGRI participa de encontro internacional em Recife

5 de abril de 2011 - 14:40

O presidente da ADAGRI,Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, Augusto Júnior, participou da 38º reunião da comissão Sul Americana para a luta contra a Febre Aftosa COSALFA 2011. O encontro aconteceu na última semana em Recife e reuniu representantes de todos os Países da América do Sul, de setores públicos e privados, ligados à agropecuária. O coordenador nacional da Febre Aftosa, Plínio Lopes Leite, foi representando o Ministro da agricultura no Brasil, Wagner Rossi.

 

Esta foi a primeira vez que técnicos do quadro efetivo da ADAGRI no Ceará participaram do encontro de tal envergadura.Uma luta antiga da categoria que buscava aumentar o conhecimento sobre a Febre Aftosa em outras parte do Mundo. Ao todo, oito funcionários da Agência, entre técnicos e gerentes acompanharam a divulgação dos trabalhos realizados em toda a América do Sul com o objetivo de erradicar a Febre Aftosa do continente. Uma troca de informações enriquecedora e estimulante para os funcionários, como afirma o presidente da ADAGRI, Augusto Júnior.

Os 11 países integrantes da COS ALFA divulgaram as resoluções para avançar no Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA). Aproximadamente 350 profissionais dos serviços veterinários oficiais e representantes do setor privado dos países integrantes da Cosalfa Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai participaram do evento.

Em dezembro 2009, o Ceará atingiu a classificação de risco médio para Febre Aftosa.Antes o Estado do Ceará estava classificado como risco desconhecido, o pior das classificação para a doença.

O Ceará está alcançando índices vacinais satisfatórios nas etapas das campanhas, chegando a 87% dos animais vacinados. Além disso, a ADAGRI vem desenvolvendo outras ações preconizadas pelo MAPA com o objetivo de alcançar o status de livre de aftosa com vacinação.

 

Estiveram presentes em Recife, o Presidente Augusto Junior, Diretor de Sanidade Animal Nélio Morais, Gerentes Joaquim Sampaio e Hermeline Quirino e os Fiscais Agropecuários Nilton Jr, David Caldas, Juliana Castelo Branco e Leonardo Burlini.