ADAGRI intensifica ações de combate à febre aftosa no interior do Ceará

6 de abril de 2011 - 14:33

O presidente da ADAGRI, Augusto Júnior e o diretor técnico da EMATERCE, Valmir Severo viajam na tarde desta quarta feira para acompanhar de perto as notificações aos produtores de rebanho nos municípios de Tianguá, Sobral e Itapipoca.

Desde do dia 14 de março, equipes da ADAGRI estão intensificando a campanha de cadastramento dos proprietários de animais. Até agora, 10.000 dos 36.522 produtores, que deixaram de vacinar o gado em alguma campanha, já regularizaram a situação. Até o dia 15 de abril, o objetivo é dobrar esse número.

A febre aftosa é uma das enfermidades animais mais contagiosas. A doença causa perdas econômicas em todo o País. O Ceará está classificado como risco médio da doença, desde dezembro de 2009, classificação da maioria dos estados do Nordeste. Essa conquista é resultado de um esforço conjunto da SDA – Secretaria do Desenvolvimento Agrário, ADAGRI e demais parceiros, visto que em anos anteriores o risco era desconhecido.

O secretário de Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins,o presidente da Adagri, Augusto Junior, e toda a equipe se empenham para levar o Ceará a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação. Com previsão para o reconhecimento nacional até o final de 2011 e reconhecimento internacional até o inicio de 2012.

 

Assessoria de Comunicação

Amanda Sobreira

3101 7631