ADAGRI participa de workshop sobre agrotóxicos em Limoeiro do Norte

7 de abril de 2011 - 13:03

A “Comercialização e Uso Legal de Agrotóxicos no Estado do Ceará” é o tema do workshop que acontece na tarde desta quinta-feira em Limoeiro do Norte. O workshop é uma realização da SEMACE – Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e instituições ligadas ao setor.

 

O objetivo é esclarecer dúvidas sobre competências das entidades envolvidas na política estadual dos agrotóxicos, seus componentes e afins no território cearense, conforme disposto na Lei Estadual nº 12.228/93, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 23.705/95.

 

O encontro reunirá proprietários de revendas de produtos agrotóxicos, representantes técnicos das revendas, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da região. Além de secretarias municipais de agricultura, meio ambiente, saúde, dentre outras.

 

Quatro fiscais agrônomos da ADAGRI irão participar do encontro. São servidores dos municípios de Limoeiro do Norte, Jaguaribara e Quixadá, responsáveis pela fiscalização de propriedades rurais de pequenos produtores. O trabalho dos fiscais consiste em conscientizar os produtores com relação à educação ambiental e sanitária e ainda trabalhar no recolhimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos. Depois de recolhidas, as embalagens são levadas ao município de Ubajara e passam por uma tríplice lavagem antes de serem descartadas.

As ações desenvolvidas pela Semace, em conjunto com ADAGRI e o Crea, têm avançado em todo o Ceará no sentido de conscientizar a população a cumprir o que diz na legislação, que é usar adequadamente o produto sem agredir o meio ambiente (Lei Federal Nº 9.605 de 1998) e a destinação final correta para as embalagens vazias dos agrotóxicos (Lei Federal Nº 9.974 de 2000).

 

 

Assessoria de Comunicação

Amanda Sobreira

3101 7631

 

Assessoria de imprensa Semace

Ana Luzia Brito (comunicacao@semace.ce.gov.br) 85 3101.5554 – 8653.8337)