Servidores da Paraíba visitam ADAGRI

7 de abril de 2011 - 14:43

 

Funcionários da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (SEDAP) estão visitando órgãos vinculados a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. O objetivo é conhecer o desenvolvimento de alguns setores e aplicar projetos no estado vizinho. A equipe composta de quatro servidores, entre eles o secretário executivo da SEDAP, Rômulo Montenegro, conheceram um pouco dos trabalhos na área de pesca, sementes, bio combustível e irrigação.

 

Na ADAGRI, o gerente executivo da defesa da agropecuária da Paraíba, Jamir Macena e o gerente de abastecimento e pesca, Rubens Tadeu, foram recebidos pelo diretor de sanidade animal, Nélio Morais, para assistir apresentação sobre os processos implantados nas queijarias artesanais do Ceará. Somente nos cinco municípios do Vale do Jaguaribe (Jaguaribe, Jaguaribara, Jaguaretama, Alto Santos, Milhã e Solonópoles) são 322 queijarias.

 

Os trabalhos implantados no Ceará fazem parte do Serviço de Inspeção Estadual (SIE). Os critérios sanitários são normatizados e padronizados pelo Ministério da Agricultura. “O Estado do Ceará segue todas as normas e o trabalho continua evoluindo principalmente na produção de queijo artesanal”, explica Nélio Morais.

 

Os profissionais da Paraíba já visitaram Alagoas. Depois de conhecer o trabalho do Ceará, eles vão fazer um intercâmbio das idéias, implantar e desenvolver projetos semelhantes na Paraíba. “Queremos agradecer toda a disponibilidade técnica e profissional da SDA. Estamos muito satisfeitos com o que aprendemos aqui” disseram os visitantes.

 

Participaram ainda da apresentação, os fiscais estaduais agropecuários, Cícero Emerson Moreira e Patrícia Mesquita.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

3101 7631