Unidade regional da ADAGRI em Quixadá recebe visita de fiscais agropecuários

8 de abril de 2011 - 13:53

O gerente de sanidade animal da ADAGRI, Joaquim Sampaio e o médico veterinário do Ministério da Agricultura, Ronaldo Carneiro estiveram esta semana em Quixadá. Eles visitaram a feira de animais do município, que acontece sempre às quartas e quintas feira e acompanharam os trabalhos dos fiscais agropecuários do Sertão Central.

Durante a visita, os profissionais analisaram a rotina das unidades da região com relação a fiscalização dos escritórios de atendimento às comunidades (EAC) e conversaram com os produtores sobre a importância do uso da GTA (Guia de Transporte Animal).

A GTA é um documento indispensável para o controle de entrada e saída de doenças no Estado, como a febre aftosa. É através dele que os fiscais controlam a movimentação de animais e garantem o transporte de animais sadios. O documento é obrigatório para todos os animais que serão transportados entre os estados, com exceção de cães e gatos.

Além de Quixadá, os profissionais estiveram em Pacajus. Nesta sexta feira, o veterinário do MAPA, Ronaldo Carneiro, participa da reunião semanal que acontece entre os estados do Nordeste, através de videoconferência, na sede da Superintendência Federal de Agricultura (SFA) em Fortaleza.

Participaram também do encontro em Quixadá, os fiscais estaduais agropecuários José Erisvaldo e Leonardo Burlini, ambos de Morada Nova, Juliana Castelo Branco de Quixeramobim, Patrícia Gomes de Matos de Quixadá, Fernando Moretto do Mato Grosso, e o fiscal federal agropecuário Vicente Feitosa da SFA do Ceará.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira