Exposições agropecuárias tem novas regras para controle animal

18 de abril de 2011 - 17:11

Secretários municipais de agricultura, associação de criadores e promotores de feiras agropecuárias do Estado do Ceará participaram de reunião com fiscais federais do Ministério da Agricultura e servidores da ADAGRI. Foi para esclarecer as novas regras estabelecidas pelo MAPA, em exposição onde houver compra e venda de animais.

A partir de maio, os organizadores de eventos que tenham animais deverão contratar responsáveis técnicos (RTs) para verificar a origem e a sanidade dos animais expostos nas feiras. Os RTs serão médicos veterinários inscritos no CRMV – Conselho Regional de Medicina Veterinária. O evento deverá estar registrado e autorizado pela Adagri.

A normatização garante cobertura a mais exposições agropecuárias, que por ventura aconteçam no mesmo período, já que a ADAGRI vai continuar com o trabalho de fiscalização e vistoria. Os participantes tiraram dúvidas e deram sugestões para a melhoria da Agência.

Os veterinários serão os responsáveis técnicos das exposições. O trabalho deles consiste em receber os animais, verificar a documentação e a existência da GTA – Guia de Trânsito Animal – que permite a livre circulação, constando os 2 últimos registros de vacinação contra a Febre Aftosa de acordo com o Sistema de Defesa Agropecuária.

A febre aftosa é a principal doença de notificação obrigatória. O Ceará está classificado como risco de nível médio da doença. O status, o mesmo da maioria dos estados do Nordeste, é fruto de um esforço conjunto da SDA e ADAGRI. A previsão é que até o final de 2011, o Ceará esteja em situação de zona livre de febre aftosa com vacinação.

Nas últimas campanhas, o Estado conseguiu vacinar cerca de 90% do rebanho. A vacinação contra a Febre Aftosa começa dia 1º de maio.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira