Educação sanitária para uso de agrotóxicos é prioridade na ADAGRI

20 de abril de 2011 - 15:06

A ADAGRI – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário está, desde 2010, intensificando o trabalho de educação ambiental, quanto ao uso de agrotóxicos, nas regiões produtoras de hortifrutigranjeiros e nos perímetros irrigados em todo o estado. A preocupação vai desde o momento da aquisição do produto até o destino final das embalagens vazias.

As constantes visitas às propriedades rurais são feitas em parceria com a SEMACE, CREA e MAPA. A fiscalização do uso dos agrotóxicos é feita pela ADAGRI de acordo com a lei estadual nº 12.228. O trabalho dos fiscais consiste em verificar junto aos pequenos produtores o uso correto dos agrotóxicos, com o objetivo de conscientizar o trabalhador rural quanto aos problemas que a exposição direta podem causar, principalmente aos produtores.

Os agrotóxicos são utilizados para a proteção das plantas em relação ao ataque de pragas, mas podem ser perigosos se forem utilizados de forma indiscriminada.

No caso de Limoeiro do Norte, a ADAGRI faz periódicas visitas, produzindo relatórios de fiscalização e termos de advertência, dando prazos para que os produtores se adequem a legislação. É o que informa o engenheiro agrônomo e assessor técnico da área vegetal da ADAGRI, Tito Carneiro: “o trabalho de educação ambiental é mais importante do que a multa. A falta de uma consciência contribui para a prática de procedimentos errôneos no processo produtivo que degradam o meio ambiente e a própria saúde”

A ADAGRI vai intensificar o trabalho de fiscalização, visitando as propriedades, como parte de uma estratégia de trabalho integrado de educação sanitária sobre o uso correto e seguro de agrotóxicos, em parceira com os Municípios e com os demais órgãos responsáveis. “É preciso respeitar a legislação, procurando minimizar os impactos ambientais, buscando a preservação da saúde do trabalhador rural e da segurança alimentar”, finaliza Augusto Júnior, presidente da ADAGRI.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira