ADAGRI participa de encontro para debater febre aftosa em Minas Gerais

27 de abril de 2011 - 13:23

O presidente da ADAGRI Augusto Júnior e o coordenador do programa de erradicação da febre aftosa no Ceará Joaquim Sampaio, viajam nesta quarta feira para Minas Gerais. Eles irão participar da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que acontece quinta feira (28) em Uberaba.

 

O objetivo é conhecer a atual situação brasileira em relação ao Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa). O Pnefa atua na implementação progressiva e manutenção de zonas livres da doença, baseado nas diretrizes estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). A execução do plano é compartilhada entre o governo federal, os serviços veterinários estaduais e o setor privado.

 

A palestra de abertura será ministrada pelo coordenador geral de combate às doenças do Ministério da Agricultura, Orasil Romeu Bandini. Após a palestra, será realizado um debate com os representantes dos estados, para troca de informações e experiências que possam ajudar a combater a febre aftosa em cada localidade.

 

Desde dezembro de 2009, o Ceará conseguiu atingir o risco de nível médio de febre aftosa. A mesma classificação da maioria dos estados do Nordeste, com exceção da Bahia e do Sergipe, estados já livres da doença. O objetivo é alcançar o status de zona livre da febre aftosa com vacinação em 2011, com reconhecimento internacional em 2012.

 

O relatório pós campanha feito pela ADAGRI mostra que, em 2010, 86,16% do rebanho foram vacinados no Ceará, o que corresponde a 2.222.742 bovinos e 1.912 bubalinos cadastrados. Este ano, a campanha nacional contra a febre aftosa começa oficialmente domingo, dia 1º de maio. No Ceará, a campanha será lançada na terça feira (3) na fazenda Nazaré, no municipio de Maranguape.

 

 

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

3101 7631