Começa primeira etapa da campanha contra a febre aftosa

28 de abril de 2011 - 14:17

Começa primeira etapa da campanha contra a febre aftosa.

No Ceará, o objetivo é alcançar a classificação de risco de zona livre da febre aftosa com vacinação em 2011

 

 

No próximo domingo, dia primeiro de maio, o Brasil inteiro se mobiliza contra a febre aftosa. Será o lançamento nacional da primeira etapa da campanha contra a doença. No Ceará, a abertura oficial será na terça feira, dia 3 de maio, na fazenda Nazaré, em Maranguape, a 44 quilômetros da Capital, Fortaleza.

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI – é o órgão responsável pela execução do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA – no Ceará. Com o apoio da Ematerce, Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado, o objetivo da campanha este ano é alcançar o status de risco de zona livre da febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional em 2012.

 

O relatório pós campanha feito pela ADAGRI mostrou que 86,16% do rebanho foram vacinados no Ceará no ano passado, o que corresponde a 2.222.743 bovinos e 1.912 bubalinos cadastrados. Este ano, a expectativa é vacinar 90% do animais no Estado. Em dezembro de 2009, o Ceará conseguiu atingir o risco de nível médio da doença. A mesma classificação da maioria dos estados do Nordeste, com exceção da Bahia e do Sergipe, estados já livres da doença.

 

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios, nas testas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

 

O Secretário do Desenvolvimento Agrário Nelson Martins e o Presidente da ADAGRI Augusto Júnior estarão presentes na abertura da campanha. O apelo é para que todos os produtores vacinem os animais: “ isso vai aumentar as fronteiras de negociação. Saindo do risco médio com vacinação da Febre Aftosa, poderemos negociar com mais estados”, diz Augusto Júnior.

 

Data: 03/05/2011 (terça feira)

Hora: 09:30h

Local: Fazenda Nazaré – KM 10 da CE 455, na estrada que liga Maranguape à Itapebussú

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

3101 7631