Reunião define ações de combate à febre aftosa

2 de maio de 2011 - 14:07

Técnicos e fiscais agropecuários de todo o estado e coordenadores regionais da EMATERCE se reúnem na manhã desta segunda feira, em Caucaia, para definir as estratégias de combate à febre aftosa no Ceará. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins e o Presidente da ADAGRI, Augusto Júnior estarão presentes para tirar possíveis dúvidas e pedir o empenho dos servidores para que o Ceará alcance o status de risco de zona livre da febre aftosa com vacinação.

 

A primeira etapa da campanha já começou, mas o lançamento oficial será nesta terça feira, às 9:30h, na fazenda Nazaré, no município de Maranguape, a 44 quilômetros de Fortaleza. Este ano, a expectativa é vacinar 90% do animais no Estado. As vacinas já estão disponíveis nas revendas de todo o estado. Na hora da compra é obrigatória, a presença de um fiscal da ADAGRI para atestar as condições de conservação da vacina. Cada dose custa em média R$ 1,50. A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$13,43 por cabeça.

 

O Ceará tem 2 milhões e 500 mil cabeças de gado e 140 mil produtores. A vacinação de todo esse rebanho significa, além da classificação de zona livre da febre aftosa, a abertura do comércio para outros estados do Brasil que já estão livres da doença.

 

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará – ADAGRI – é o órgão responsável pela execução do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa – PNEFA – no Ceará. Com o apoio da Ematerce, Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Governo do Estado,o objetivo da campanha este ano é alcançar o status de risco de zona livre da febre aftosa com vacinação, com reconhecimento internacional em 2012.