Lançada primeira etapa da campanha de vacinação da febre aftosa

3 de maio de 2011 - 17:02

Cerca de 200 pessoas, entre representantes de municípios, secretários de agricultura, técnicos e fiscais agropecuários, compareceram ao lançamento da primeira etapa da campanha de vacinaçao da febre aftosa, na fazenda Nazaré, em Maranguape, há 44km da capital Fortaleza.

 

Durante o encontro, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins destacou a importância de classificar o Ceará como estado de zona livre com vacinação: “se nós conseguirmos vacinar mais de 90% do rebanho, vamos ampliar as fronteiras de negociação e comercializar com mais estados.”

 

Há mais de dez anos, o Ceará não registra casos de febre aftosa. Para que esse resultado melhore é preciso a colaboração de todos os produtores . A dose da vacina custa em média, R$ 1, 50. A multa para quem não vacinar o rebanho é de R$ 13, 43 por cabeça. “Se formos comparar o custo benefício, em todos os sentidos, é melhor vacinar. Sai mais barato para o produtor, o animal fica protegido e o Ceará ganha economicamente”, afirma Augusto Júnior, presidente da ADAGRI, órgão responsável pela execução do Plano Nacional de Erradicação da FebreAftosa no Ceará – PNEFA.

 

Na ocasião, alguns animais foram vacinados na fazenda Nazaré. O ato marca o início da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, embora as vacinas estejam disponíveis nas revendas desde o dia primeiro de maio.

 

A primeira etapa da campanha termina no dia 31 de maio. Até lá, técnicos e fiscais da ADAGRI irão visitar de forma aleatória, as revendas e as propriedades rurais para fiscalizar o armazenamento das vacinas e acompanhar o processo de vacinação. A segunda etapa da campanha começa em novembro.

 

A febre aftosa é uma doença contagiosa, causada por um vírus de rápida multiplicação. O animal infectado apresenta feridas na boca, nos lábios,tetas e nos cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água. O apelo do Governo do Estado, através da SDA e demais órgãos vinculados é para que todos os produtores vacinem o rebanho para que no final de 2011, o Ceará alcance o status de zona livre da doença com vacinação, com reconhecimento internacional no início de 2012.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira

3101 76 31