Unidade da Adagri em Ipu participa de palestra sobre importância de combater a febre aftosa.

18 de maio de 2011 - 03:00

A unidade local da Adagri em Ipu realizou entre os dias 11 e 17 de maio, palestras com o objetivo de divulgar a primeira etapa da campanha da febre aftosa. Os encontros reuniram produtores, líderes comunitários e outras entidades locais.

Ao todo, seis palestras foram proferidas no municipio. O agente agropecuário da ADAGRI, Marcos Fidélis participou das atividades e falou sobre a importância da parceria entre produtores, revendas e funcionários para mudar o status do Ceará de zona de nível médio para livre com vacinação. Também foram tiradas dúvidas sobre a padronização de procedimentos para a erradicação da doença.

A meta para 2011 é vacinar 90 por cento do rebanho de bovinos e bubalinos (búfalos) no Ceará. Há mais de dez anos, o Estado não registra nenhum caso de febre aftosa. A primeira etapa da campanha termina dia 31 de maio.

A multa para o produtor que não vacinar o rebanho é de R$13,43 por cabeça. Além disso, o produtor não poderá comercializar o animal que não foi vacinado. Este controle é feito com a GTA (guia de trânsito animal). A GTA é um documento indispensável para o controle de entrada e saída de doenças no Estado. É através dele que os fiscais controlam a movimentação de animais e garantem o transporte de rebanhos sadios. O documento é obrigatório para todos os animais que serão transportados entre os estados, com exceção de cães e gatos. Sem a GTA, o animal não sai do estado e não pode ser comercializado.

 

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira
3101 7631