Adagri participa de debate sobre o queijo coalho artesanal.

19 de maio de 2011 - 03:00

A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – ADAGRI, participou no último dia 17 de mais uma edição do Agropacto. A reunião aconteceu na sede da Embrapa Agroindústria Tropical em Fortaleza, onde é desenvolvido projeto que visa a obtenção de reconhecimento geográfico do queijo coalho produzido no Ceará, na região de Jaguaribe.

A coordenadora do projeto, pesquisadora Socorro Bastos, foi uma das palestrantes. Segundo ela, a exigência de pasteurização do leite pela atual regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é uma ameaça para os queijos artesanais, produzidos com leite cru. “A pasteurização muda as características do queijo”.

A gerente de emergência e do serviço de inspeção da ADAGRI Adrianne Paixão, proferiu palestra sobre a fiscalização sanitária das queijarias do Ceará. Adrianne falou sobre a legislação que respalda as ações do serviço de inspeção e da documentação legal para registro de empresa.

Empresas que trabalham com produtos de origem animal devem seguir uma série de regulamentações com relação a matéria-prima, a sanidade do rebanho e as condições de higiene da fábrica.

A reunião contou com a participação de vários produtores da região do vale do Jaguaribe.

 

*Com informações da Embrapa Agroindústria Tropical

 

Assessoria de comunicação
Amanda Sobreira
3101 7631