Adagri vai fiscalizar exposição agropecuária de Santa Quitéria

20 de maio de 2011 - 03:00

No próximo mês de junho, entre os dias 22 e 25, acontece em Santa Quitéria, a vigésima edição da exposição agropecuária do município. Durante o evento, tem a tradicional missa do vaqueiro, a feira da agricultura familiar, pega de boi, palestras, festival de quadrilha, oficinas, shows com várias bandas de forró e exposição de animais.

Durante a exposição, fiscais e agentes agropecuários da unidade local ADAGRI irão fiscalizar venda e compra dos animais, seguindo as determinações da Portaria nº 1289/2010, que regulamenta a fiscalização dos eventos agropecuários no Ceará.

Esta semana, a organização do evento se reuniu no auditório da secretaria de agricultura de Santa Quitéria. Durante o encontro, o zootecnista e fiscal agropecuário Pedro Chagas de Oliveira Neto e o Agente Estadual Agropecuário Ailton Gadelha Maia e Responsável Técnico pelo evento José Rilson de Almeida apresentaram a portaria, destacaram a importância da sanidade animal e falaram da Guia de Trânsito Animal.

A GTA é um documento indispensável para o controle de entrada e saída de doenças no Estado. É através dele que os fiscais controlam a movimentação de animais e garantem o transporte de rebanhos sadios. O documento é obrigatório para todos os animais que serão transportados entre os estados, com exceção de cães e gatos. Sem a GTA, o animal não sai do estado e não pode ser comercializado.

O Prefeito em exercício de Santa Quitéria José Haroldo Martins Filho e o Secretário de agricultura do município Francisco Mardo Martins participaram da reunião. Na ocasião, os servidores da ADAGRI pediram o apoio da prefeitura na divulgação da primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa.

Assessoria de comunicação

Amanda Sobreira