A ADAGRI participa de encontros sobre agrotóxicos

6 de junho de 2011 - 03:00

A Adagri participou na última semana, de dois encontros para debater sobre uso dos agrotóxicos no Ceará. O primeiro evento aconteceu em Sobral no dia 2 de junho. Participaram do workshop técnicos, fiscais, representantes da Semace, do Crea Ceará, das revendas de agrotóxicos, da indústria de defensivos e a comunidade acadêmica da região.

Já no dia 3 de 03 de junho, servidores da Agência participaram de audiência pública no município de Novo Oriente. O debate atendeu convite do Ministério Público e contou com a participação da Juíza do município Sâmya Freitas da Silveira, além de promotores públicos da Comarca de Crateús, representantes da SEMACE, prefeitura, Ematerce, lideranças políticas e produtores.

O uso abusivo e indiscriminado de agrotóxicos e afins representa um desafio para o poder público e a sociedade, tendo em vista suas graves conseqüências para a saúde da população e do meio ambiente.

Os agrotóxicos são importantes para a proteção das plantas em relação ao ataque de pragas e doenças, no entanto podem ser perigosos se forem utilizados de forma errada. ”As conseqüências negativas advindas do mau uso de agrotóxicos na vida das pessoas e no meio ambiente, só poderão ser evitadas ou minimizadas com a efetiva participação de todos, ou seja, dos poderes públicos, privados e da sociedade de forma organizada e integrada”, explica Tito Carneiro, assessor técnico da área vegetal da ADAGRI. O servidor participou dos dois encontros e proferiu palestra sobre a responsabilidade da ADAGRI na fiscalização do uso, segundo a Lei dos Agrotóxicos no Estado do Ceará.

Participaram ainda dos encontros, o gerente Gerente Daniel Camurça e os fiscais Agropecuários João Salmito e Lidiane Barbosa da unidade de Sobral, Ana Lúcia da unidade de Tianguá, e Aline Cavalcante da unidade de Pedra Branca.

Assessoria de comunicação

www.twitter.com/@adagri